Translate

O que é Ouro 18K?

ENTENDA O QUE É OURO 18K, OURO 1.000, OURO 750...

Por acaso você já viu a descrição de alguma joia dizendo que o ouro é 18K e ficou se perguntando: que raios significa ouro 18K?

Para entender exatamente o que significa esta denominação de ouro dezoito quilates, a gente precisa entender a proporção do ouro: 18K é o nome que se dá ao teor do ouro, ou seja, naquela joia, quanto tem de ouro e quanto tem de outros metais.

Na joalheria, trabalhamos com uma escala de dureza dos metais e das pedras preciosas: é a chamada Escala de Mohs.

Nessa Escala, o cientista Frederich Mohs determinou a dureza dos metais e das Pedras. Essa dureza se refere a resistência que eles têm a riscos, sendo 1, dos metais e pedras mais frágeis, e sendo 10, dos metais e das pedras mais resistentes.

Imagem: Blog Ana Filipa

O diamante está no número 10 dessa escala e até hoje não se teve conhecimento de nada mais resistente que ele, ou seja, nada capaz de riscar o diamante.

O ouro puro tem a dureza entre 2 e 3, ou seja, ele é muito macio, muito mole!

Se você quiser, por exemplo, uma aliança de casamento com o ouro puro, ela vai ficar bem riscada rapidamente. Logo ela fica com aspecto estranho, feia e amassada.

Então o que se faz na joalheria é acrescentar outros metais no ouro que tenham uma resistência maior para conferir mais dureza na joia.


24K é ouro puro, ou seja, de 24 partes as 24 são compostas por ouro. No caso do 18, das 24 partes de metais, 18 são de ouro. Se fizer a conta você vai ver que é a mesma coisa que dizer que o ouro tem 75% de ouro e 25% de outros metais.

No caso do ouro 1.000 (mil) é a mesma proporção que o ouro 24k. São denominações diferentes para a mesma coisa.

Talvez você já tenha visto uma gravação 750 em uma de suas joias: Isso significa que de mil partes de metal, 750 são de ouro e 250 são de outros metais.

De novo, se nós fizermos as contas vai cair na proporção 75% de ouro 25% outros metais.

Esses "outro metais" são metais nobres que têm a dureza na escala de Mohs acima do ouro e que ao serem misturados (ligados) conferem mais resistência ao ouro.

O que vai ter nessa composição (liga) varia de acordo com a joalheria e com o resultado desejado. Por exemplo: para fazer o ouro branco vai ter mais paládio para fazer a liga, para fazer o ouro rosé ela terá que ter mais cobre.

Dessa forma, as ligas são dosadas conforme a necessidade, mas geralmente a mistura tem prata, cobre, paládio e outros metais.


CARLA DESTRI NO YOUTUBE

Cabelo: https://www.instagram.com/angi_capelli_cabeleireiro/

T-shirt: https://luanaberlofa.com.br/