Translate

A joia mais disputada do mundo

PELO MENOS, A CADA 4 ANOS....

A taça da Copa do Mundo da FIFA é cheia de emoções: vitórias, conquistas, lutas e também muitos mistérios e casos não desvendados.

Cafu e a seleção brasileira, 2002 - Foto: Shaun Botterill/Getty Images

A 1° TAÇA DA COPA

A primeira disputa do campeonato foi em 1930, no Uruguai, e o troféu idealizado por Jules Rimet para a premiação era a imagem da deusa grega da vitória.

Deusa Niké ou Nice

A deusa grega era a personificação da força e da vitória.

Segundo o mitologia grega, Nike se encontra na mão direita de Athena, o que garante a ela a certeza da vitória.

Filha de Palas e Estige, era representada por uma mulher alada, com a coroa de louro nas mãos. Coroa esta, concedida aos generais e militares romanos que voltavam vitoriosos das batalhas.

TAÇA JULES RIMET 

Pesando 3,8Kg o troféu era feito de prata esterlina revestida de ouro com uma base azul. Media 35 centímetros e a taça era composta sobre uma base octogonal em mármore onde foram registrados os nomes dos campeões.

Em 1946, a FIFA homenageou o criador da taça e batizou a mesma com o seu nome: Jules Rimet.

Foto: Tullio M. Puglia / Getty Images

1° ROUBO DA TAÇA JULES RIMET

Em 1966, a Inglaterra estava sediando os jogos da FIFA e colocou a taça em exposição. Em 20 de março o troféu desapareceu. 

Passados sete dias, em 27 de março de 1966, após buscas da Scotland Yard não resultarem em absolutamente nada, um senhor que passeava com seu cão em uma praça de Londres, localizou o troféu em meio a arbustos e enrolado em jornais.

2° ROUBO DA TAÇA JULES RIMET

Infelizmente, em dezembro de 1983, no Rio de Janeiro, a taça foi roubada e até hoje o seu desparecimento alimenta muitas hipóteses e teorias de conspiração. O que foi divulgado nas época de seu desaparecimento é que a taça teria sido derretida para que seu metal fosse vendido, mas há quem discorde dessa possibilidade.

Talvez nunca se descubra seu verdadeiro paradeiro.

TAÇA DA COPA DO MUNDO FIFA

A Taça Fifa foi criada em 1974 pelo artista italiano Silvio Gazzaniga.

Segundo Gazzaniga "As linhas brotam da base, subindo em espirais, estendendo-se para receber o mundo. Das notáveis tensões dinâmicas do corpo compacto da escultura se elevam as figuras de dois atletas no momento da reviravolta da vitória".

Além das histórias que permeiam esse cobiçado troféu, os números concretos sobre a sua produção são tão impressionantes quanto seu valor subjetivo.

A Taça Fifa mede 36,8cm e pesa 6,175Kg sendo que, cerca de 5Kg "apenas" da sua estrutura são de ouro 18K.

Na base ela apresenta duas camadas de malaquita, onde são gravados os nomes e anos de cada vencedor mundial.


Foto: skerah.com 

Assim, vemos mais uma vez na história da humanidade, para marcar momentos e fatos dessa importante disputa celebrada a cada quatro anos, como protagonista uma joia de valor incalculável que carrega consigo metais, pedras e histórias muito mais que preciosas.